Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Atendimento

A AMPARE atende, em média, 1.500 pessoas por mês.

Todas as informações sobre o tratamento, orientações para familiares e marcação de consultas podem ser feitas através do telefone.

Acolhimentos: Inicialmente são feitas consultas marcadas previamente com profissionais da área de psicologia. Destinados a usuários e/ou dependente de álcool e drogas e suas famílias. Objetivam diagnosticar o melhor tratamento para a pessoa, motivar, orientar e encaminhar para o início do tratamento.

Comunidade: A Ampare também se prontifica a ministrar palestras e cursos sobre prevenção de uso de álcool e/ou drogas e informações sobre as atividades exercidas e áreas de atuação da Associação. São atendidas escolas, hospitais, serviços sociais, paróquias e meios de comunicação;

Triagem

A Triagem é realizada na Sede em Belo Horizonte.

De acordo com o diagnóstico feito nos acolhimentos, os usuários podem fazer o tratamento em regime interno, semi-interno (de segunda a sexta, de 7h30min às 18:00h e sábado às 17h), ou apenas fazendo terapia individual e avaliações familiares.

A triagem tem duração mínima de 30 dias. Nesse período, a equipe faz uma avaliação através de entrevistas, exames clínicos e psiquiátricos, atendimento individualizado, em grupo e familiar, oficinas terapêuticas entre outros.  Nessa avaliação, quando necessário, é feito o encaminhamento para a “Comunidade Terapêutica” (fazenda de recuperação) em Divinópolis/MG, para um tratamento mais completo. O tempo médio de tratamento é de 9 (nove) meses, em regime interno. Se necessário, é feito o encaminhamento para a “Comunidade Terapêutica”, o usuário de drogas e/ou álcool pode completar seu tratamento na próxima triagem, em regime interno ou semi-interno, em torno de 6 (seis) meses.

Para os pacientes cujo tratamento consiste em terapias individuais, não é determinado um tempo específico para sua conclusão.